PROBLEMAS MAIS FREQUENTES

Solução de Problemas no PJe do TRT da 14ª Região
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ÍNDICE:

1. CARREGANDO ASSINADOR
 

2. PROBLEMA EM INCLUIR ANEXOS

3. PROBLEMAS COM TEXTOS ELABORADOS NO WORD E COLADOS DENTRO DO PJE

 

4. ROTEIRO PARA ADVOGADOS (download)
 

5. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O JAVA 8 NO PJe-JT - NOVO

6. PROCESSO INCIDENTAL AO SER PROTOCOLADO: ABA 'ANEXAR PETIÇÕES/DOCUMENTOS' NÃO APARECE - NOVO

 

7. ERRO AO ASSINAR DOCUMENTOS - NOVO

8. ERRO: "NÃO FOI POSSÍVEL REALIZAR A AUTENTICAÇÃO: NULL"- NOVO

9. ERRO: "NÃO CONSIGO ME CADASTRAR COMO ADVOGADO NOS AUTOS QUE JÁ CONTA COM UM ADVOGADO PARA A PARTE QUE SOU PROCURADOR" - NOVO

10. COMO PROCEDER QUANDO AO SE TENTAR ASSINAR DIGITALMENTE NO PJ-E APARECER A MENSAGEM 'CARREGANDO ASSINADOR'? - NOVO

11. CADASTRAMENTO - NOVO

 

 

1. CARREGANDO ASSINADOR

 

O Firefox está desativando o JAVA sem aviso. Verifique se ao acessar o PJe aparece um ícone ao lado do endereço com a seguinte mensagem: '"Pela sua segurança, alguns plugins foram desativados". Se clicar no botão "Ativar", na próxima vez que tentar acessar o PJe o plugin será desativado novamente. Um pouco abaixo tem a opção "Ativar todos os plugins". Clicando na seta ao lado desta opção tem a opção "Sempre ativar plugins deste site" que é a opção que faz o Firefox parar de desativar o JAVA.

 


 

As versões mais novas do FIREFOX podem demonstrar este comportamento não presente nas versões anteriores. Caso o ícone citado não apareça, é necessário limpar o cache do navegador (memória temporária) pressionando simultaneamente as teclas CTRL + SHIFT + DEL, selecionar todas as opções na tela e clicar no botão "LIMPAR". O FIREFOX deve ser reiniciado e o site do PJE deve ser acessado novamente.

 

Também deve ser verificado se o plugin java está ativado no menu FERRAMENTAS > COMPLEMENTOS. Deve estar ativado o plugin de nome 'JAVA (TM) PLATFORM SE [NUMEROS DA VERSÃO]'.

 

 

2. PROBLEMA EM INCLUIR ANEXOS

 

Se o usuário não consegue anexar documentos e protocolar petições, o problema pode ser o tamanho do nome do arquivo. Portanto, sugerimos que reduza o nome dos mesmos.

 

Exemplo:

 

De: DIRETORIA GERAL - CARTA PRECATORIA PROCESSO 0002125-58.2012.5.05.0000.PDF

 

Para: DG - CP 0002125-58.2012.5.05.0000.PDF

 

Também poderá haver problema quando existir um espaço imediatamente antes do último ponto (antes da extensão) do arquivo.

 

Por exemplo:

  • Guia de Depósito .pdf (não envia);

  • Guia de Depósito.pdf (envia normalmente).

Além disso, o documento não pode conter um caractere inválido. O caractere 'ª', em '1ª VARA', por exemplo, não fica correto ao ser colado (mostra um retângulo). Nesse caso, apague-o e digite novamente.

 

 

3. PROBLEMAS COM TEXTOS ELABORADOS NO MS-WORD E COLADOS DENTRO DO PJE

 

Mesmo utilizando o ícone de "Colar (copiado do WORD)" ou "Colar como texto simples" , ainda assim podem restar caracteres especiais trazidos pelo editor de texto, os quais geram erro no momento de gravar ou de assinar a Petição, Contestação ou outro tipo de documento produzido pelo advogado. Nestes casos existe um último recurso cujos passos seguem abaixo:

  • Baixe e instale o aplicativo Notepad++;

  • (http://www.baixaki.com.br/download/notepad-.htm);

  • Abra o aplicativo e deixe o editor em branco deletando qualquer texto que porventura exista;

  • Selecione e copie (Ctrl+C) todo o texto elaborado no Word. Após isto cole (Ctrl+V) dentro do Notepad++;

  • Selecione todo o texto no editor do Notepad++, vá em "Linguagem ? H ? HTML";

  • Feito isto o seu texto foi convertido para o formato HTML. Basta agora selecioná-lo todo, copiar e colar no editor do PJe, utilizando o botão de "Colar como Texto Simples".

  • Agora basta configurar algumas formatações de alinhamento e assinar o documento para anexá-lo ao processo.

 

 

4. USUÁRIO NÃO CONSEGUE ACESSAR PJe

 

Alguns usuários, mesmo com certificado sem problema, não conseguem acessar o PJE porque ainda não estão cadastrados. E a mensagem de erro sem sempre deixa isso claro. Por exemplo, algumas mensagens de erro que acontecem porque o usuário não está cadastrado são do tipo:

 

'Problema na autenticação'

 

'Problema com a Receita'

 

'Login inválido'

 

'Certificado inválido'

 

Nesses casos, sempre verificar primeiro se a pessoa tem cadastro no PJE.

 

 

 

5. COMO CONTORNAR ADVERTÊNCIA DE SEGURANÇA DA NOVA VERSÃO DO JAVA (release 7 10.21.2.11)

 

Com a atualização do Java para versão 7 release 10.21.2.11, ao acessar o sistema a seguinte mensagem passou a aparecer:

 

O Java descobriu componentes da aplicação que poderiam indicar uma preocupação com a segurança. Entre em contato com o fornecedor da aplicação para assegurar que ela não tenha sido violada. Bloquear a execução de componentes possivelmente não seguros?

 

A mensagem não oferece a opção 'não perguntar mais'.

 

Solução de contorno: ir no Painel de Controle > Java > Avançado > Desativar verificação.

 

 

 

6. PROCESSO INCIDENTAL AO SER PROTOCOLADO: ABA 'ANEXAR PETIÇÕES/DOCUMENTOS' NÃO APARECE

 

Para que a aba 'Anexar petições/documentos' seja habilitada, primeiro deve-se preencher as informações das abas 'Assuntos' e 'Partes'.

 

 

 

7. ERRO AO ASSINAR DOCUMENTOS

 

Em algumas telas em que a assinatura é requerida, o sistema pode apresentar erro na página ao tentar assinar. Para contornar este problema, mude o campo 'Tipo de documento' para outro qualquer (sem salvar), logo em seguida escolha novamente o 'Tipo de Documento' anterior e clique em assinar.

 

Importante: faça uma cópia do teor do documento antes de realizar este procedimento.

 

 

 

8. ERRO: "NÃO FOI POSSÍVEL REALIZAR A AUTENTICAÇÃO: NULL"

 

Refere-se, em regra, à falta de cadeia de certificado ou drive do cartão/token, caso o usuário tenha realizado o cadastro. Solução: Entrar em contato com a autoridade certificadora ou com o suporte técnico especializado.

 

 

 

9. ERRO: "NÃO CONSIGO ME CADASTRAR COMO ADVOGADO NOS AUTOS QUE JÁ CONTA COM UM ADVOGADO PARA A PARTE QUE SOU PROCURADOR"

 

Refere-se a um bloqueio do PJe-JT que não permite o cadastro do segundo advogado pelo público externo. Solução: usar a ferramenta de peticionamento avulso solicitando à unidade responsável a habilitação nos autos;

 

 

10. COMO PROCEDER QUANDO AO SE TENTAR ASSINAR DIGITALMENTE NO PJ-E APARECER A MENSAGEM 'CARREGANDO ASSINADOR'?

 

R: Deve-se ativar o JavaTM (Ferramentas>Complementos>Plugins). Caso o erro persista:

 

Desinstalar o Java (em Painel de Controle > Adicionar e remover programas);

 

Deletar pasta Java em 'C:/Arquivos de Programas' (esse é o passo mais importante);

 

Deletar pasta Java em 'C:/Arquivos de Programas (x86)', se houver essa pasta;

 

Reiniciar o computador;

 

Acessar o PJ-e sem o Java instalado;

 

Seguir o link indicado pelo PJ-e e baixar o instalador do Java (se o PJ-e não mostrar nenhum link, acessar e baixar o Java diretamente de http://java.com);

 

Fechar o navegador;

 

Instalar o Java;

 

Abrir o navegador e acessar o PJ-e;

 

11. CADASTRAMENTO

 

11.1. 'Erro inesperado':

 

* Provavelmente o CEP que está cadastrado na Receita Federal não é o mesmo que está na base de dados da OAB. O advogado deve acessar www.receita.fazenda.gov.br, com o certificado digital, clicar em 'acesso ao e-cac', clicar em Cadastro>Alterar endereço no CPF, corrigir o CEP e retomar o cadastramento no PJ-e.

 

11.2. 'Erro de autenticação: null'

 

* Provavelmente o seu certificado digital não está sendo reconhecido na máquina em você está logando. Para que o usuário possa assinar documentos será necessário que esteja instalada em seu computador a cadeia de certificação da ICP-Brasil. A página http://www.iti.gov.br/index.php/icp-brasil/repositorio possibilita baixar e ensina como instalar. Consulte um técnico especializado para ajudá-lo nesta tarefa. Abaixo, damos alguns sites com dicas para instalação e configuração da leitora ou token:

 

http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads

 

http://www.acbr.org.br/arquivos/manual/GuiadeinstalacaSafeSign.pdf

 

http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/DestaqueCertificadoDigital.htm

 

11.3. Tentei me cadastrar, mas ocorreu inconsistência com os dados da OAB ou RFB

 

Caso o cadastro ainda não tenha sido concluído, o advogado deve limpar o campo 'letra' referente ao número da OAB e tentar novamente.

 

Se o procedimento anterior não resolver, o advogado deve finalizar o cadastro (escolher a opção 'Sim' ao final) e procurar a Central de Autoatendimento da jurisdição mais próxima que utilize o PJ-e, portando CPF e carteira da OAB, para validar o cadastro.